bias-priene-1167D0EFE-C346-AFF9-6046-61B1AE1C3E2A.jpg
Bias de Priene
Inspiração ao nosso método

Bias de Priene (em grego: Βίας ο Πριηνεὺς), filósofo do século VI a.C. é um dos sete sábios da Grécia e, em opinião de muitos, um dos mais destacados. Seus concidadãos o consultavam com frequência acerca de assuntos litigiosos e sempre se negou a empregar o seu talento em proveito da injustiça. Dizia preferir julgar entre inimigos que entre amigos, porque no primeiro caso estava seguro de ganhar, enquanto no segundo perderia.


Um dos exemplos de sua bondade é a lenda que estabelece que pagou um resgate por algumas mulheres que haviam sido capturadas. Depois de educá-las como suas próprias filhas, enviou-as de regresso a Messina, sua pátria.


Segundo Diógenes Laércio (historiador e biógrafo dos antigos filósofos gregos), Bias era filho de Teutames e nasceu em Priene. Diz Diógenes Laércio que por ocasião da descoberta por pescadores atenienses da trípode de bronze, que continha a inscrição "Ao mais sábio", as virgens dirigiram-se à Assembleia e proclamaram Bias o mais sábio; diante disso a trípode lhe foi entregue, porém ao vê-la afirmou que Apolo era o mais sábio e se recusou a levá-la consigo.


Consta que Bias foi um excelente advogado e que costumava usar a força de sua eloquência na defesa do bem. Bias morreu defendendo um cliente, apesar de já estar muito idoso, e isso é descrito por Diógenes Laércio:

 

"Acabando de falar ele reclinou a cabeça no colo de seu neto; o advogado da parte contrária fez o seu discurso, os juízes votaram e o veredito foi favorável a Bias; quando as pessoas presentes no Tribunal se levantaram verificou-se que ele estava morto no colo do neto. A cidade proporcionou-lhe um funeral magnífico e mandou gravar as seguintes palavras sobre seu túmulo: "Esta pedra cobre Bias, nascido na nobre terra de Priene e ornamento maior dos iônios"".

Fonte: Wikipédia.

 

BIAS SOCIAL

              

© 2018 | BIAS - Sistema de Ensino e Aprendizado | Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvido por Agência Ousadia